tratamento para dependentes quimicos

Tratamento Dependência Química:

É o uso de substancias psicoativas, ou seja, utilizar qualquer tipo de droga que altere a percepção e o comportamento, acabando por causar um vício onde a pessoa não consegue mais parar com o uso desta substancia por conta própria. Na maioria dos casos as substancias são: álcool, crack, maconha, cocaína, medicamentos para emagrecer à base de anfetaminas, calmantes indutores de dependência ou medicamentos “faixa preta” etc. A dependência se caracteriza quando o indivíduo sente que a droga é algo extremamente necessária em sua vida, e as demais coisas ficam em segundo plano.

É importante saber que o Álcool é uma droga poderosa e tem efeitos devastadores, e que pelo fato de ser algo legal não deixa de ser prejudicial como qualquer outro tipo de droga.

DOENÇA:

A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece as dependências químicas como doenças. A doença é encontrada no CID e no DSM. Por definição, como o diabete ou a pressão alta, a doença da dependência não é culpa do dependente; o paciente somente pode ser responsabilizado por não querer o tratamento, se for o caso. Exatamente da mesma maneira que poderíamos cobrar o diabético ou o cardíaco de não querer tomar os medicamentos prescritos ou seguir a dieta necessária. Dependência química não é simplesmente “falta de vergonha na cara” ou um problema moral. Existe uma frase que anônimos que diz: “Não somos responsáveis pela nossa doença mas somos responsáveis pela nossa recuperação”.

AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS:

Não existe uma característica única para as causas das dependências químicas, são produto de vários fatores que na maioria das vezes atuam ao mesmo tempo, sendo que, às vezes, uns são mais predominantes em um paciente do que em outros. Na grande maioria das vezes existem várias causas. Um exemplo é a predisposição física e emocional para a dependência, própria do indivíduo. As consequências da dependência são inúmeras, problemas sociais, familiares, sexuais, profissionais, emocionais, religiosos etc., lembrando que isso são consequências da doença e não causas.

UMA DOENÇA PROGRESSIVA:

Sem tratamento adequado, as dependências químicas tendem a piorar cada vez mais com o passar do tempo, bem como suas consequências.

UMA DOENÇA CRÔNICA INCURÁVEL:

O dependente químico no uso ou em recuperação sempre será um dependente. Não existe cura para a dependência: nunca o paciente conseguirá controlar seu uso. Como o diabete, não existe cura: sempre será diabético ou dependente. O tratamento para dependência química não visa a cura, mesmo porque ela não existe, visa estagnar a doença, pois existe uma diferença entre dependente químico na ativa (uso) e em recuperação.

UMA DOENÇA FAMILIAR:

O convívio com o dependente faz com que a família adoeça emocionalmente, sendo necessário que a família busque um tratamento, onde irá receber orientações de como lidar com seus sentimentos em relação ao dependente. As famílias ficam assustadas quando falamos que é necessário um tratamento familiar, mas nossa experiência no diz que sempre existiu consequência relacionadas a família e o dependente. Quanto antes a família entender a problemática da dependência menor será o sofrimento. A codependência também é uma preocupação e necessita ser tratada. Existe grupo de apoio como o Amor Exigente que fazem um lindo trabalho.

clinica de reabilitação feminina

Unidade Feminina Alto Padrão

Clínica de reabilitação feminina localizada em Embu das Artes – Unidade especifica para mulheres. Dependência química, alcoolismo, depressão, esquizofrenia, bipolaridade e comorbidades. Aceitamos convênios / planos de saúde.
clinica de reabilitação masculina

Unidade Masculina Alto Padrão

Clínica de reabilitação masculina localizada em Vargem Grande Paulista – Unidade especifica para Homens. Dependência química, alcoolismo, depressão, esquizofrenia, bipolaridade e comorbidades. Aceitamos convênios / planos de saúde.
clinicas de recuperação de baixo custo

Unidades de Baixo Custo

Clínicas de recuperação e comunidades terapêuticas localizadas próximas a São Paulo, com tratamento para dependência química e para alcoólatras com baixo custo, valores pagos via boleto / deposito. Tratamento para dependentes químicos e alcoolismo. Tempo de internação de 1 a 12 meses.

GRUPO RECUPERAR -clinicas de recuperação para dependentes químicos

VIVO: (11) 9 5050 7673